top of page

COMUNICAÇÃO DE RISCO

CONTRA - INDICAÇÕES

Naltrexona não deve ser usada por aqueles que ainda usam drogas à base de opiáceos, uma vez que ao antagonizar os efeitos das substâncias psicoativas pode provocar rapidamente síndrome de abstinência. Também se deve evitar a toma de naltrexona nas seguintes situaçoes [11] :

Tab. 2 Quadro de síntese das contra - indicações da naltrexona

EFEITOS INDESEJÁVEIS

A maior parte dos efeitos adversos mais frequentes da naltrexona ocorre a nível do sistema nervoso, devido à sua atividade antagonista dos recetores opióides; no entanto, também provoca alguns efeitos noutros sistemas, como o musculoesquelético e gastrointestinal [12].

Tab. 3 Quadro de síntese dos efeitos indesejaveis da naltrexona

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Pensa – se  que a Naltrexona possa ser hepatotóxica, então é possível que apresente um efeito aditivo ou sinérgico quando usada concomitantemente com outros fármacos hepatotóxicos ou potencialmente hepatotóxicos. 

 

Desaconselha - se o uso concomitante da Naltrexona e Dissulfiram porque podem apresentar efeitos hepatotoxicos.

 

Sendo um antagonista dos recetores opióides, este fármaco inibe a atividade de qualquer medicamento a base de opióides ou derivados, como analgésicos, antitússicos e antidiarreicos, como fármacos a base de Codeína. Por esta razão, se um paciente estiver a fazer uma terapêutica com opióides e concomitantemente necessitar de tratamento para a dependência de álcool, este fármaco não é o mais aconselhado, devendo ser ponderadas outras alternativas

 

A toma da Naltrexona em concomitância com o uso de fármacos antipsicóticos, como a Tioridazina, pode provocar fadiga e sono

 

Com os alimentos não existem interações conhecidas [13].


 

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
bottom of page